CNPE define regras de carbono para veículos e integra Mover ao RenovaBio
A medida atende à Lei do Combustível do Futuro e estabelece como fabricantes e importadores de veículos devem cumprir metas de descarbonização da matriz energética veicular.
02/10/2025
|
09:54
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O Conselho Nacional de Política Energética aprovou nova resolução que define os valores de carbono das fontes de energia e a participação de combustíveis líquidos, gasosos e energia elétrica para cumprimento do Programa Mobilidade Verde e Inovação, o Mover. A medida atende à Lei do Combustível do Futuro e estabelece como fabricantes e importadores de veículos devem cumprir metas de descarbonização da matriz energética veicular.

Os valores foram definidos com base em estudo da Empresa de Pesquisa Energética, vinculada ao Ministério de Minas e Energia, que analisou o ciclo de vida dos combustíveis. A resolução detalha a intensidade de carbono de cada fonte, a participação de cada energético na matriz usada para cálculo das metas e a relação do etanol hidratado com a gasolina tipo C.

Segundo o CNPE, a decisão garante a implementação do Decreto que regulamenta o Mover e reforça o compromisso do Brasil com metas ambientais, inovação tecnológica e produção sustentável no setor automotivo.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lademir Filippin