O Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou as instituições financeiras a renegociarem operações de crédito rural em municípios do gaúchos atingidos por enchentes, alagamentos, chuvas intensas, enxurradas, vendavais, deslizamentos ou inundações. A Resolução foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (16).
A medida prorroga de forma automática, para 15 de outubro, o vencimento de parcelas e juros das operações de crédito rural de custeio, investimento e industrialização, vencidas (ou que estão por vencer) entre 1º de maio e 14 de outubro deste ano, para os empreendimentos localizados em municípios gaúchos com decretação e reconhecimento federal de situação de emergência ou calamidade pública até 31 de julho.
O texto ainda autoriza que as instituições financeiras prorroguem, de 15 de outubro até 30 do mesmo mês, as operações de crédito com recursos controlados.
Segundo o governo federal, os novos prazos permitem que os produtores rurais que tiveram perdas não entrem em situação de inadimplência e tenham mais tempo e tranquilidade para solicitar os descontos.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Ana Gabriella Sales.