Círio de Nazaré reúne 2,5 milhões de fiéis e tem transmissão inédita para mais de 140 países
Celebração em Belém (PA) contou com apoio do Ministério do Turismo e transmissão pela TV Brasil Internacional, TV Gov e canal do MTur no YouTube.
13/10/2025
|
08:48
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O Círio de Nazaré reuniu, neste domingo (12), cerca de 2,5 milhões de fiéis nas ruas de Belém (PA). A procissão, considerada a maior do mundo, marcou os 233 anos da celebração e percorreu 3,6 quilômetros entre a Catedral Metropolitana e a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré.

O evento teve apoio do Ministério do Turismo (MTur) e transmissão inédita pela TV Brasil Internacional, TV Gov e canal do MTur no YouTube, alcançando mais de 140 países. A iniciativa ampliou a divulgação do turismo religioso e da cultura amazônica.

Com cerca de cinco horas de duração, a imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré foi acompanhada por uma multidão que passou por pontos históricos como o Ver-o-Peso e a Estação das Docas.

Para garantir acessibilidade, a Arquibancada do Círio ofereceu 3.500 lugares, com áreas reservadas para idosos, gestantes e pessoas com deficiência. A estrutura foi montada em parceria entre a Arquidiocese de Belém, o Governo do Pará, a Prefeitura e o Ministério do Turismo.

A edição deste ano também destacou ações sustentáveis. O projeto EcoCírio, criado pela Diretoria da Festa de Nazaré, promoveu coleta seletiva e descarte correto dos resíduos, envolvendo voluntários e catadores.

De acordo com o ministério, reconhecido em 2014 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, o Círio de Nazaré é um dos maiores eventos de fé do planeta e símbolo do turismo religioso brasileiro.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Dilson Santa Fé