Cinema itinerante e ao ar livre democratiza o acesso à cultura no Brasil
De acordo com o Ministério da Cultura, já foram realizadas 33 edições do Cinema Inflável em sete cidades brasileiras, além de Lisboa e Madri, e o projeto soma um público superior a 750 mil pessoas. Foram mais de 650 filmes exibidos e 145 apresentações musicais ao longo de sua trajetória. Já o projeto Open Air, considerado a maior tela de cinema a céu aberto do mundo, celebra 20 anos de história com uma programação audiovisual imersiva. As vendas da Open Air Brasil já iniciaram, em Brasília.
08/05/2025
|
13:54
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O projeto Cinema Inflável estreou nesta quarta-feira (7) no Distrito Federal e conta com exibições até setembro. A iniciativa busca democratizar a experiência do cinema ao ar livre, com sessões gratuitas em territórios com pouco acesso cultural.

O evento conta com distribuição de pipoca e tem capacidade para 800 pessoas por sessão. Além dos filmes, o projeto promove oficinas, apresentações artísticas e conversas públicas, envolvendo projetos sociais e Pontos de Cultura locais.

Segundo o governo federal, desde sua criação, em 2013, o Cinema Inflável já realizou 14 edições no Rio de Janeiro e, após passar pelo Centro-Oeste, segue para a Bahia. Devem ocorrer mais 12 edições entre maio e setembro de 2025.

De acordo com o Ministério da Cultura, já foram realizadas 33 edições em sete cidades brasileiras, além de Lisboa e Madri, e o projeto soma um público superior a 750 mil pessoas. Foram mais de 650 filmes exibidos e 145 apresentações musicais ao longo de sua trajetória.

Já o projeto Open Air, considerado a maior tela de cinema a céu aberto do mundo, celebra 20 anos de história com uma programação audiovisual imersiva. As vendas da Open Air Brasil já iniciaram, em Brasília.

A temporada começa com sessões de 3 a 15 de junho, e segue para Salvador, de 30 de setembro a 12 de outubro. As edições no Rio de Janeiro e em São Paulo já estão previstas para 2026. Recursos como audiodescrição e legendas estarão disponíveis.

Os projetos Cinema Inflável e Open Air Brasil são apoiados pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, e promovem o acesso gratuito e inclusivo ao cinema em regiões com pouca oferta cultural.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lucilly Araújo