Carteira de Identidade Nacional facilita recuperação da conta GOV.BR
Com a Carteira de Identidade Nacional, não é mais necessário abrir um chamado de atendimento na plataforma caso a “Verificação em Duas Etapas” esteja ativada.
21/03/2025
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A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) vai simplificar o processo de recuperação da conta GOV.BR em casos de perda ou troca de celular. A partir de agora, não é mais necessário abrir um chamado de atendimento na plataforma caso a “Verificação em Duas Etapas” esteja ativada.

Para acessar a conta, basta instalar o aplicativo GOV.BR, que pode ser baixado para dispositivos Android e Apple.

Com o aplicativo atualizado, o cidadão deve ter em mãos a CIN e realizar o reconhecimento facial. Ao final do processo, um código de confirmação vai ser enviado para o e-mail cadastrado anteriormente. Caso o usuário não tenha acesso ao e-mail, o código pode ser enviado por SMS ao número de telefone registrado.

Segundo levantamento do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), mais de 22 milhões de novas carteiras já foram emitidas em todo o Brasil.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lademir Filippin