As chuvas intensas continuam afetando cidades do norte do país, principalmente no Amazonas e no Pará. O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu, nesta sexta-feira (24), a situação de emergência nas cidades de Manaus, no Amazonas, e Acará, Irituia e Tomé-Açu, no Pará. Já no Sul do país, a estiagem tem deixado em situação de emergência as cidades de Missal, no Paraná, e Roque Gonzales, no Rio Grande do Sul.
Com o reconhecimento, as prefeituras já podem solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeições, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.
Para pedir recursos para ações de defesa civil, os municípios devem acessar o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres no endereço s2id.mi.gov.br.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Danielle Popov.