Chuvas de meteoros atingem pico nesta terça-feira (30)
Dois eventos celestiais, as chuvas de meteoros Alpha Capricornídeos e Delta Aquáridas, vão poder ser observados de qualquer parte do Brasil.
30/07/2024
|
09:03
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

Os amantes da astronomia terão a oportunidade de testemunhar dois eventos celestiais marcantes nesta semana: as chuvas de meteoros Alpha Capricornídeos e Delta Aquáridas.

De acordo com o Observatório Nacional, a chuva de meteoros Alpha Capricornídeos tem cerca de 5 meteoros por hora e está em atividade até 15 de agosto. O ápice será na noite de 30 para 31 de julho. O evento pode ser visto de qualquer paste do Brasil.

Já a chuva de meteoros Delta Aquaridas tem pico esperado para a noite de 30 de julho. O fenômeno é caracterizado por uma taxa de 15 a 20 meteoros por hora, oferecendo um espetáculo noturno de alta intensidade. Também vai ser possível observar em qualquer lugar do Brasil. A chuva estará ativa até o dia 21 de agosto.

Para aproveitar ao máximo esses eventos astronômicos, o instituto aconselha procurar locais com céu escuro, longe da poluição luminosa das cidades e subúrbios. A melhor visibilidade dos meteoros será após a meia-noite até o amanhecer.

Focar nas constelações de Capricórnio e Aquário pode aumentar as chances de observar essas maravilhas celestes.