O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania integrou nova operação interministerial para a recepção humanitária de 95 brasileiros repatriados vindos dos Estados Unidos na última sexta-feira (4).
O voo procedente dos Estados Unidos chegou ao Aeroporto Internacional de Fortaleza (CE) por volta das 11h15 e os repatriados foram encaminhados para um hotel, onde foram recebidos por uma estrutura de acolhimento humanizado que incluiu alimentação e apoio psicossocial, além de acolhimento e encaminhamento para deslocamento para suas residências por meio terrestre.
Do total de repatriados, 49 seguem para Minas Gerais, sendo 24 em ônibus fornecido pelo governo federal, enquanto os demais permanecem no Ceará ou são encaminhados para as demais regiões do país. Seis eram procurados pela Justiça e foram detidos no aeroporto.
Até agora, o Brasil recebeu 1146 repatriados entre os meses de fevereiro e julho deste ano, em operações organizadas pelo Governo Federal, com foco no retorno seguro de brasileiros em situação de vulnerabilidade no exterior, principalmente nos Estados Unidos.
Esta foi a segunda ação de acolhimento desta semana, após operação excepcional realizada em Confins (MG).
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lademir Filippin