Cenipa deve encerrar nesta segunda (12) ação inicial sobre acidente aéreo
Aeronave de matrícula PS-VPB, operada pela Voepass, saiu, na última sexta-feira (9), de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP) e caiu na cidade de Vinhedo (SP). 62 pessoas morreram no acidente.
12/08/2024
|
09:52
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O Cenipa, Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, ligado à FAB, Força Aérea Brasileira, deve concluir nesta segunda-feira (12) os trabalhos da ação inicial de apuração das causas da queda da aeronave de matrícula PS-VPB, operada pela Voepass Linhas Aéreas, em Vinhedo (SP).

Por meio de nota, a FAB informou que atua no local desde de a última sexta-feira (9).

Segundo o comunicado, após a conclusão da ação inicial, a investigação vai seguir para a fase de análise de dados. Nesse estágio, vão ser examinadas as atividades relacionadas ao voo, ao ambiente operacional e aos fatores humanos, bem como um estudo detalhado de componentes, equipamentos, sistemas e infraestrutura.

De acordo com o Código Brasileiro de Aeronáutica e com normas do Sistema do Comando da Aeronáutica, após a liberação por parte do Investigador-Encarregado do Cenipa e do responsável pela investigação policial, a retirada dos destroços do avião do local do acidente será de responsabilidade do explorador da aeronave.

A Voepass deve custear a higienização do local, dos bens e dos destroços de modo a evitar prejuízos à natureza, à segurança, à saúde ou à propriedade privada.