O Ministério da Agricultura e Pecuária informou, nesta quarta-feira (1), que empresas brasileiras do agronegócio ampliaram sua presença no mercado externo com apoio do Caravana do Agroexportador. O programa percorre o país oferecendo capacitação sobre exportação e viabiliza a participação de produtores e cooperativas em feiras internacionais.
Segundo o órgão, em setembro companhias de diferentes setores marcaram presença em eventos no Canadá, Argentina, Turquia, Austrália e Peru. Entre os resultados, destacam-se vendas de carne bovina para a Ásia, frutas para o Canadá e negociações de cacau com o mercado argentino.
Segundo analistas do Ministério, na feira SIAL Canadá, cooperativas brasileiras garantiram contratos imediatos de quase 2 milhões de dólares e a expectativa de superar 6 milhões em 12 meses. Também houve avanços na Expoalimentaria, em Lima, considerada a maior feira de alimentos da América Latina, com destaque para a agricultura familiar.
Com a Caravana, o governo federal busca aproximar empresas de oportunidades no exterior e preparar os produtores para atender às exigências dos compradores internacionais.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.