O Ministério do Turismo informou que o Brasil ganhou mais um Patrimônio Mundial Natural reconhecido pela Unesco. É o Cânion do Peruaçu, em Minas Gerais. O anúncio foi feito no domingo, dia 13, durante reunião do Comitê do Patrimônio Mundial em Paris, na França. O título reconhece a relevância geológica, arqueológica, ecológica e paisagística do local.
O Cânion fica no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, uma unidade de conservação criada em 1999 e que tem mais de 56 mil hectares. O parque possui trilhas, mirantes e passarelas de proteção a sítios arqueológicos. Entre os atrativos está a Gruta do Janelão, com belas formações rochosas e pinturas rupestres.
As visitas são guiadas por condutores ambientais credenciados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, o ICMBio. Em 2024, o parque recebeu mais de 14 mil visitantes. E tem a REDETRILHAS, fruto da articulação entre o Ministério do Turismo, do Meio Ambiente e do ICMBio. Ela conecta áreas de interesse turístico, cultural e ambiental, para promover o desenvolvimento sustentável e o turismo responsável.
Além do Peruaçu, outros oito sítios naturais brasileiros já receberam o título da Unesco. Com o Cânion do Peruaçu, o país passa a ter 25 títulos de Patrimônio Mundial, sendo 15 culturais, 9 naturais e um misto.
Com supervisão de Claudimário Carvalho, da Agência Rádio Gov, em Brasília, Estefania Lima.