O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou lei que autoriza a criação do Cadastro Nacional de Animais Domésticos. O sistema vai reunir informações sobre tutores e animais para promover segurança na compra e venda, melhorar o controle de zoonoses, combater maus-tratos e facilitar a localização de donos de animais abandonados. O texto foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (18).
A legislação estabelece que a União vai ser responsável por criar, manter e fiscalizar o cadastro. Um modelo padrão será disponibilizado e implementado por todos os entes federativos, que deverão manter o sistema atualizado para assegurar a uniformidade e a eficiência do processo.
O cadastro vai incluir dados detalhados sobre os animais e os tutores, que vão ser responsáveis por comunicar mudanças sobre venda, doação ou morte do animal.
Segundo o governo, a iniciativa promete integrar sistemas descentralizados, facilitar políticas públicas e campanhas de vacinação e aprimorar o bem-estar animal no Brasil.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília. Ariane Póvoa
Boletim do MDS
Boletim dos Jogos Olímpicos
Boletim dos Jogos Paralímpicos
Boletim G20
Boletim G20 - English
Boletim G20 - Español
Boletim G20 - Guarani
Boletim Brasil a todo vapor
Boletim MEC
Boletim Povos Indígenas
Boletim Sintonia
Brasil Contra Fake
Caixa Notícias
Direto do Planalto
É Notícia
Minuto Ciência
Minuto IBGE
Notícias da Fazenda
Notícias da Gestão
Boletim de Notícias do MIR - Ministério da Igualdade Racial
Planejamento em Pauta
Som da Indústria
Cadastro Nacional de Animais Domésticos: Lula sanciona lei para proteção e controle
Nova norma autoriza a criação de um cadastro nacional para animais domésticos, com objetivo de combater maus-tratos, controlar zoonoses e localizar donos de animais abandonados.
18/12/2024
|
13:09
Ouça na íntegra:
Download
transcrição
Outras Noticias
ver mais +