Os países do BRICS divulgaram nessa terça-feira (24) uma declaração conjunta sobre a escalada da situação de segurança no Oriente Médio, após os ataques militares realizados contra a República Islâmica do Irã desde o dia 13 de junho.
O grupo expressou profunda preocupação com a violação do direito internacional e da Carta das Nações Unidas e alertou para as consequências imprevisíveis da intensificação do conflito, tanto para a segurança internacional quanto para a economia global.
O BRICS pediu o fim do ciclo de violência e convocou todas as partes envolvidas a buscar soluções por meio do diálogo e de canais diplomáticos. O grupo também demonstrou preocupação com eventuais ataques a instalações nucleares de uso pacífico, destacando a importância de respeitar as normas internacionais, mesmo durante conflitos armados.
A declaração ainda condena danos a civis e infraestrutura civil, em desrespeito ao Direito Internacional Humanitário, e presta solidariedade às vítimas.
O BRICS reafirmou o compromisso com a paz e a segurança internacionais e com a criação de uma zona livre de armas nucleares no Oriente Médio, conforme resoluções da ONU.
O grupo concluiu a nota conclamando a comunidade internacional a apoiar iniciativas diplomáticas e contribuir para uma solução pacífica da crise.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, José Carlos Andrade