Brasileiros podem doar parte do IR para proteger crianças e idosos
Contribuintes têm até 30 de maio para destinar parte do Imposto de Renda a fundos que financiam ações sociais em prol de crianças, adolescentes e pessoas idosas. A iniciativa não gera custo adicional.
29/04/2025
|
12:05
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O prazo final para a entrega da declaração do Imposto de Renda termina em 30 de maio, e os contribuintes podem aproveitar a oportunidade para fazer a diferença. É possível destinar até 6% do valor devido a fundos que apoiam políticas públicas voltadas à proteção de crianças, adolescentes e idosos.

Pessoas físicas podem separar até 3% para o Fundo da Criança e do Adolescente e outros 3% para os Fundos dos Direitos da Pessoa Idosa. Já as empresas podem doar até 1% do imposto devido. A doação não altera o valor a ser pago, pois é incorporada à restituição ou ao imposto já devido.

De acordo com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, os recursos financiam ações como acolhimento institucional, capacitação profissional, enfrentamento à violência e programas voltados ao envelhecimento digno. A doação é simples e sem custo extra.

Para doar, basta escolher a opção “Por Deduções Legais” no programa da Receita, acessar a ficha “Doações Diretamente na Declaração”, e seguir os passos recomendados pelo sistema. Em 2024, quase R$ 500 milhões foram destinados a esses fundos.

 Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.