Brasil tem 113 parques tecnológicos, aponta estudo
Os dados mostram que todas as regiões do país têm parques tecnológicos, mas até janeiro de 2025, 11 estados não tinham essas estruturas em operação.
15/10/2025
|
10:19
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação lançou, em Foz do Iguaçu (PR), o estudo “Evolução, Impacto e Potencial dos Parques Tecnológicos do Brasil”. O levantamento mostra que o país conta com 113 parques: 64 em operação, 42 em implementação e sete em planejamento. A infraestrutura abriga mais de 2.700 empresas e organizações.

O estudo analisou dados da plataforma MCTI-InovaData.br para apresentar informações atualizadas sobre a distribuição e o impacto desses espaços em todas as regiões do Brasil. Até janeiro de 2025, 11 estados não tinham parques em operação.

A publicação destaca o edital de 2024 da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que destinou R$ 100 milhões para estados sem parques tecnológicos, com o objetivo de reduzir desigualdades regionais.

Os parques tecnológicos abrigam empresas dos setores de tecnologia da informação, economia criativa, saúde humana, suporte à ciência e tecnologia, biotecnologia e agronegócio.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lademir Filippin