Brasil retoma exportações de frango e peru para a União Europeia
O regulamento europeu entra em vigor nesta terça-feira, dia 23, e permite a entrada de mercadorias com data de produção a partir de 18 de setembro.
22/09/2025
|
12:15
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

A União Europeia anunciou, nesta segunda-feira (22), a reabertura do mercado europeu para carne de frango e de peru produzida no Brasil. As exportações estavam suspensas desde maio, após a detecção de um foco isolado de influenza aviária no Rio Grande do Sul.

O regulamento europeu entra em vigor nesta terça-feira, dia 23, e permite a entrada de mercadorias com data de produção a partir de 18 de setembro. A retomada será gradual: todo o país, exceto o Rio Grande do Sul, pode exportar imediatamente.

Em território gaúcho, as exportações começam em 2 de outubro nas localidades fora da área do foco. No raio de 10 km em torno da granja afetada, a liberação ocorre em 16 de outubro.

O Brasil recuperou em 28 dias o status de livre da doença. Entre janeiro e agosto de 2025, o país exportou mais de 3 milhões de toneladas de frango. As vendas totalizaram valor acima de US$ 6 bilhões.

A China também iniciou auditoria no Brasil para avaliar os controles sanitários contra a influenza aviária, etapa necessária para a retomada das exportações ao país.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.