Brasil registra menor número de homicídios e latrocínios da década no primeiro trimestre
Dados consolidados de janeiro a março apontam queda histórica nos crimes letais e avanço na atuação das forças de segurança.
04/05/2026
|
10:39
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O Brasil registrou, no primeiro trimestre de 2026, o menor número de homicídios dolosos e latrocínios dos últimos dez anos. Os dados são do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Os homicídios caíram 42,7% na comparação com 2016, passando de mais de 12 mil para pouco mais de 7 mil casos. Já os latrocínios tiveram redução ainda maior: 72,9% no período.

Na comparação mais recente, entre 2022 e 2026, também houve queda: menos 25% nos homicídios e 48% nos latrocínios. Além da redução da violência, os dados também evidenciam o fortalecimento da atuação do Estado. O número de mandados de prisão cumpridos cresceu mais de 37%, o que, segundo o governo federal, indica maior capacidade de investigação e combate ao crime.

Ainda de acordo com o governo, os resultados refletem o uso de inteligência, integração entre forças de segurança e mais investimentos no setor. O Fundo Nacional de Segurança Pública, por exemplo, teve aumento de mais de 80% nos recursos, voltados a tecnologia, equipamentos e formação policial. Os dados apontam ainda uma tendência de queda da violência letal. Na comparação entre os períodos de 2019 a 2022 e de 2023 a 2026, os homicídios dolosos caíram 16,2%.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lucilly Araújo