Brasil registra 63 mil contratações de pessoas com deficiência em 2025
Maior parte das admissões ocorreu no Sudeste, com mais de 35 mil contratações; mais de 93% das vagas foram preenchidas em empresas obrigadas pela Lei de Cotas.
22/09/2025
|
15:34
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O Brasil registrou mais de 63 mil contratações de pessoas com deficiência entre janeiro e junho de 2025. A maior parte das admissões ocorreu no Sudeste, com mais de 35 mil contratações. Em seguida aparecem o Sul, o Nordeste, o Centro-Oeste e o Norte. Mais de 93% das vagas foram preenchidas em empresas obrigadas pela Lei de Cotas. Os dados são do eSocial, divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

A Lei de Cotas determina que empresas com mais de 100 funcionários reservem de 2% a 5% das vagas. Quem descumpre pode pagar multa de até R$ 265 mil.

Atualmente, o mercado formal tem 634 mil pessoas com deficiência ou reabilitadas empregadas. De acordo com o Ministério, desde 2009, mais de 537 mil contratações foram garantidas pela fiscalização do trabalho.

No programa Novo Viver Sem Limites, a expectativa do Governo Federal é de incluir pelo menos 120 mil pessoas com deficiência ou reabilitadas nos próximos quatro anos, por meio da fiscalização.

Com supervisão de Lucilly Araújo, da Agência Rádio Gov, em Brasília, Estefania Lima.