Brasil recebe 2,5 mil doses de antídoto contra metanol
Fomepizol chega ao Brasil com apoio da OPAS; distribuição de 1,5 mil unidades começou nesta quinta-feira (9), com prioridade para São Paulo e demais estados com casos suspeitos.
09/10/2025
|
17:33
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O Ministério da Saúde recebeu, nesta quinta-feira (9), um lote com 2.500 unidades do antídoto fomepizol, usado no tratamento de intoxicações por metanol. De acordo com a pasta, a aquisição é inédita no Brasil e foi feita com apoio do Fundo Estratégico da Organização Pan-Americana da Saúde, a OPAS.

A distribuição de 1.500 unidades começou ainda na quinta, com prioridade para São Paulo, estado com o maior número de casos registrados. Outros 11 estados, entre eles Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, também devem receber o medicamento nesta sexta-feira (10). O restante das doses vai ser enviado nos próximos dias para todo o país, e mil unidades ficarão no estoque estratégico do Ministério da Saúde.

O governo garante que o fomepizol é um antídoto de alta eficácia e segurança. Ele impede que o metanol se transforme em ácido fórmico, substância que causa graves danos ao organismo. Devido ao alto custo e à baixa demanda mundial, o medicamento é raro e pouco produzido. Atualmente, o medicamento não é disponível no Brasil, por isso, as unidades adquiridas pelo país vêm de uma empresa do Japão.

Além do fomepizol, o SUS também oferece o etanol farmacêutico como opção de tratamento. O produto está disponível em todas as unidades da federação e deve ser usado apenas sob prescrição e monitoramento médico, em ambiente de saúde.

O Ministério da Saúde reforça o alerta para que a população evite bebidas sem rótulo, lacre ou selo fiscal, e procure atendimento médico imediato em caso de suspeita de intoxicação.

Com supervisão de Ana Gabriella Sales, da Agência Rádio Gov, em Brasília, Estefania Lima.