O Brasil está no topo da lista de países da América do Sul quando se trata de locais reconhecidos pela Unesco. São patrimônios qualificados com valor universal tão excepcional, pela importância cultural ou natural, que merecem ser protegidos e preservados para as gerações futuras.
São 24 lugares em todo o território brasileiro que se destacam pela sua vasta riqueza cultural e natural, reforçando o potencial do Brasil como destino de turismo sustentável na América Latina.
A UNESCO atualiza a lista periodicamente, incorporando novos sítios que atendem aos critérios rigorosos de seleção. A mais recente atualização ocorreu em julho de 2024, quando foram adicionados 24 novos locais, elevando o total para 1.223 Patrimônios Mundiais, espalhados por 168 países diferentes. Esse momento reconheceu os Lençóis Maranhenses com o título de Patrimônio Natural da Humanidade.
Dentre os 24 Patrimônios brasileiros reconhecidos pelo organismo internacional, 15 são culturais, como o icônico Centro Histórico de Salvador; o conjunto arquitetônico da Pampulha em Belo Horizonte e a cidade histórica de Ouro Preto.
Eles se somam aos sete considerados naturais, como o exuberante Parque Nacional do Iguaçu, que conta com uma das maiores e mais impressionantes cachoeiras do mundo e o Parque Nacional de Fernando de Noronha, famoso por suas praias paradisíacas e biodiversidade marinha.
Da Agência Gov, em Brasília, Lademir Filippin