Brasil lança 3ª edição do programa Famílias Fortes em parceria com a ONU
Adaptada à realidade brasileira, a metodologia busca prevenir o uso de álcool e outras drogas entre crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
16/10/2025
|
15:49
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou a terceira edição da Metodologia Famílias Fortes, em parceria com a ONU, a Organização das Nações Unidas. O programa tem como objetivo prevenir o uso de álcool e outras drogas entre crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. A iniciativa faz parte da estratégia Crescer em Paz, que busca fortalecer os vínculos familiares por meio do desenvolvimento de habilidades parentais, sociais e emocionais.

De acordo com o Ministério, a metodologia foi desenvolvida pela Universidade Oxford Brookes, no Reino Unido, e adaptada à realidade brasileira. Ela ajuda pais e responsáveis a criarem ambientes familiares mais seguros e acolhedores, reduzindo fatores de risco e ampliando a proteção dos jovens.

Pesquisas realizadas com famílias participantes mostram que o programa reduz em até 60% as práticas parentais negligentes e diminui em quase 80% a exposição dos adolescentes ao consumo de álcool pelos pais, além do aumento de cerca de 10% no uso de práticas educativas saudáveis e de disciplina não violenta.

Os encontros são realizados de forma presencial em serviços da Política da Assistência Social ou outros espaços que favoreçam o fortalecimento de vínculos. Ao todo, são sete encontros semanais de duas horas e mais quatro encontros de acompanhamento, combinando atividades separadas para responsáveis e adolescentes com momentos conjuntos para o fortalecimento da dinâmica familiar. A meta do Governo é beneficiar três mil famílias em 27 municípios até o final de 2026.

Para conhecer mais sobre a Metodologia Famílias Fortes, acesse criaprevencao.com.br/familias-fortes.

Com supervisão de Lucilly Araújo, da Agência Rádio Gov, em Brasília, Estefania Lima.