Brasil está próximo de alcançar a meta de vacinação contra o HPV
Segundo Ministério da Saúde, doses aplicadas da vacina contra o HPV, Papilomavírus Humano, aumentaram mais de 42%, entre 2022 e 2023; em adolescentes com 14 anos, a cobertura vacinal passou de 96%.
11/12/2024
|
19:50
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O Brasil está próximo de alcançar a meta de vacinação contra o HPV, sigla em inglês para Papilomavírus Humano, segundo dados do Ministério da Saúde. O HPV é responsável pela infecção sexualmente transmissível mais frequente no mundo.  O objetivo do ministério é chegar a 90% do público-alvo, composto por meninas e meninos de 9 a 14 anos. O resultado é uma continuação do que já vinha ocorrendo nos últimos dois anos. No ano passado, quase 85% do público-alvo já tinha sido imunizado. Entre adolescentes com 14 anos, a cobertura passou de 96%.

As doses aplicadas da vacina HPV aumentaram mais de 42%, entre 2022 e 2023. Em adolescentes com 14 anos, a cobertura vacinal passou de 96%. Já no público masculino, o incremento chega a 70%. Isso se deve ao fato das meninas se vacinarem mais, uma vez que o HPV é o principal causador do câncer de colo de útero.

Apesar da repercussão grave mais frequente do HPV ser o câncer de colo de útero, a infecção pelo vírus também pode causar câncer no pênis, ânus, boca e garganta. Além disso, a principal via de transmissão do vírus é a sexual, por isso a imunização dos meninos também é essencial para evitar a disseminação do HPV.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Thayssa Victória.