Brasil e Uruguai estão unindo forças para tentar proteger crianças e adolescentes nas áreas de fronteira. Foi instalada, nessa quarta-feira (24), em Sant’Ana do Livramento, no Rio Grande do Sul, a primeira Mesa Binacional para Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil no Mercosul.
O espaço vai reunir governos, sindicatos, empregadores e organizações sociais dos dois países para planejar e acompanhar ações conjuntas contra o trabalho infantil. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a mesa vai ajudar a integrar políticas públicas de educação, assistência social, saúde e fiscalização, fortalecendo a cooperação entre Brasil e Uruguai.
Durante o evento de instalação da Mesa, foi lida a Declaração Conjunta Brasil–Uruguai, em que os dois países reafirmaram o compromisso de acabar com o trabalho infantil, garantir a proteção das crianças e fortalecer a cooperação entre as nações. A iniciativa também prevê campanhas de conscientização, medidas de proteção e acompanhamento permanente das situações de risco na região de fronteira entre Sant’Ana do Livramento e Rivera.
De acordo com o governo federal, a Mesa Binacional Brasil–Uruguai é a primeira experiência desse tipo no Mercosul e deve servir de modelo para outras fronteiras.
Conheça os principais pontos da Declaração Conjunta Brasil-Uruguai em gov.br/trabalho
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lucilly Araújo