O Brasil registrou o melhor primeiro semestre da história na entrada de turistas estrangeiros, segundo a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).
De janeiro a junho de 2025, foram 5,3 milhões de visitantes, alta de 48% em relação ao mesmo período do ano passado. O número representa 77% da meta prevista para todo o ano, de 6,9 milhões, e coloca o país no caminho para alcançar já em 2025 os 8,1 milhões de visitantes internacionais projetados só para 2027.
A Argentina lidera a lista de países com mais visitantes no semestre, seguida por Chile e Estados Unidos. A ampliação da malha aérea e o uso de dados para promoção internacional são apontados como fatores centrais para o desempenho.
Além disso, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), de janeiro a maio, o Brasil também bateu recorde em decolagens internacionais, com mais de 66 mil partidas, alta de 15,6% em relação ao mesmo período de 2024. O resultado é o melhor da história, superando inclusive o período pré-pandemia.
O turismo representa hoje 8% do PIB brasileiro.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Dilson Santa Fé