O Brasil deve alcançar em 2025 a maior safra de grãos da história, com produção estimada em 341,9 milhões de toneladas. Os dados são do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, divulgado nesta terça-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O volume é 16,8% maior que o registrado no ano passado, um acréscimo de mais de 49 milhões de toneladas.
A área total colhida também aumentou e deve chegar a mais 81 milhões de hectares, 3% acima da de 2024. Segundo o instituto, o resultado foi impulsionado por condições climáticas favoráveis e pelo aumento do investimento dos produtores, que ampliaram as áreas de plantio diante de boas perspectivas de rentabilidade.
A soja e o milho são os principais destaques, com produções recordes de quase 166 e 139 milhões de toneladas, respectivamente. O arroz, o trigo e o algodão também tiveram crescimento. A maior alta regional foi registrada no Centro-Oeste, com avanço de 21,6% em relação ao ano anterior. Mato Grosso segue liderando como o maior produtor do país, respondendo por cerca de um terço de toda a produção nacional.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.