O Brasil começou 2025 com saldo positivo de mais de 137 mil empregos com carteira assinada. No primeiro mês do ano, quatro dos cinco principais setores da economia registraram alta no quantitativo de pessoas empregadas. A Indústria criou 70 mil vagas, seguida pelos Serviços com 45 mil e a Construção Civil com 38 mil vagas. O único setor com desempenho negativo foi o Comércio, que fechou mais de 52 mil postos de trabalho.
Entre as regiões, o Sul teve o maior crescimento, com quase 66 mil novos empregos, impulsionado pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O Centro-Oeste gerou em torno de 44 mil vagas. Apenas o Nordeste registrou queda, com 2,6 mil postos a menos.
A maior parte das vagas foi ocupada por mulheres, que preencheram quase 80% dos novos postos formais. O salário médio de admissão foi de R$ 2.265, um aumento em relação ao mês anterior. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) e foram divulgados nesta quarta-feira, 26 de fevereiro, pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho