Caged: Brasil supera criação de 1,5 milhão de empregos formais de janeiro a agosto
Setores de Serviços e de Construção puxaram a geração de vagas; salário médio de admissão também registrou alta; em agosto, chegou a R$ 2.295, um aumento de 0,56% em relação ao mês anterior.
29/09/2025
|
15:45
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), divulgou que o Brasil criou 147 mil empregos formais em agosto, resultado de mais de 2,2 milhões de admissões. Com isso, o saldo acumulado de janeiro a agosto passa de 1,5 milhão de novas vagas com carteira assinada: um crescimento que já é maior que 3,1% em relação a dezembro do ano passado.

O setor de Serviços foi o destaque do mês, com 81 mil novas vagas, seguido pelo Comércio, Indústria e Construção. Apenas a Agropecuária não teve saldo positivo em agosto. No recorte por estados, São Paulo liderou a geração de empregos, seguido por Rio de Janeiro e Pernambuco.

O salário médio de admissão também subiu: em agosto, chegou a R$ 2.295, um aumento de 0,56% em relação ao mês anterior. O levantamento mostra maior participação feminina no mercado, com 77 mil novas vagas para mulheres contra 69 mil para homens.

Desde janeiro de 2023, o país já acumula mais de 4,6 milhões de empregos formais criados, totalizando quase 49 milhões de vínculos ativos.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.