Brasil conquista título inédito no Mundial Paralímpico com Bolsa Atleta
Com 50 esportistas, todos patrocinados pelo Governo do Brasil nos últimos editais do programa, país termina campanha na Índia com 44 pódios (15 ouros, 20 pratas e nove bronzes), à frente da China (13 ouros). Presidente Lula celebra a conquista.
06/10/2025
|
12:11
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

Pela primeira vez na história, o Brasil é campeão geral do Mundial de Atletismo Paralímpico, disputado em Nova Déli, na Índia. Com uma delegação formada por 50 atletas, todos apoiados pelo programa Bolsa Atleta do governo federal, o país encerrou a competição com 44 medalhas — 15 de ouro, 20 de prata e 9 de bronze.

A conquista permitiu ao Brasil superar a China, até então a maior potência da modalidade, que ficou com 13 ouros. O presidente Lula celebrou o feito. Em postagem em suas redes sociais, Lula destacou que o resultado é fruto do talento dos atletas e do investimento público no esporte paralímpico.

Segundo o governo federal, o Brasil mostrou renovação, com oito estreantes alcançando marcas expressivas e recordes mundiais. Ainda de acordo com o governo, o país consolida, com o título, o atletismo paralímpico como potência mundial e inicia o ciclo rumo aos Jogos de Los Angeles 2028 com força total.

Confira os resultados dos brasileiros no Mundial de Nova Déli em gov.br/secom

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lucilly Araújo