Brasil condena ataques a instalações nucleares no Irã e pede fim da escalada militar
Governo brasileiro manifesta preocupação com ações de Israel e EUA contra o Irã e defende solução diplomática para crise no Oriente Médio.
23/06/2025
|
10:01
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

Em nota publicada nesse domingo (22), o governo brasileiro manifestou grave preocupação com a escalada militar no Oriente Médio e condenou os ataques de Israel e, mais recentemente, dos Estados Unidos contra instalações nucleares no Irã. Segundo o Itamaraty, essas ações violam a soberania iraniana e o direito internacional, além de colocarem em risco populações civis e o meio ambiente.

O Brasil destacou que qualquer ataque armado a instalações nucleares infringe a Carta das Nações Unidas e as normas da Agência Internacional de Energia Atômica. Reafirmou ainda o posicionamento histórico em defesa do uso pacífico da energia nuclear e contra a proliferação de armas nucleares.

A nota também condena os ataques recíprocos em áreas densamente povoadas, que têm provocado um número crescente de vítimas civis e danos à infraestrutura, incluindo instalações hospitalares, o que viola o direito humanitário internacional.

Por fim, o Brasil apelou à contenção de todas as partes envolvidas e reforçou a necessidade de uma saída diplomática para encerrar o ciclo de violência. Segundo o governo, a continuidade do conflito ameaça a paz regional e global, além de comprometer o regime internacional de desarmamento e não proliferação nuclear.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Dilson Santa Fé