Em nota oficial divulgada nessa segunda-feira (14) pelo Ministério das Relações Exteriores, o governo brasileiro condenou os recentes ataques de Israel na Faixa de Gaza, que resultaram na morte de dezenas de civis, incluindo mulheres e crianças.
No episódio mais recente, crianças palestinas morreram em um ataque aéreo enquanto estavam em uma fila para coletar água no campo de refugiados de al-Nuseirat. O governo israelense reconheceu a autoria do ataque e atribuiu a ação a um erro técnico.
Segundo a chancelaria brasileira, o episódio fere o Direito Internacional Humanitário e as obrigações de Israel como potência ocupante. O Itamaraty defende a apuração rigorosa do caso e a responsabilização dos envolvidos.
O governo lamenta ainda que o número de mortes em filas de ajuda humanitária em Gaza já tenha chegado a cerca de 800 nas últimas seis semanas, todas em áreas sob controle israelense.
O Brasil voltou a pedir um cessar-fogo imediato, a libertação dos reféns israelenses em poder do Hamas e o livre acesso da assistência humanitária à população palestina.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Luciano Barroso