Brasil celebra Dia Mundial da Doação de Leite Humano com mais de 4 milhões de bebês beneficiados
Modelo brasileiro de banco de leite é o maior do mundo e une baixo custo e alta tecnologia.
19/05/2026
|
18:39
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

No Dia Mundial da Doação de Leite Humano, celebrado nesta terça-feira, 19, o Brasil destaca um resultado importante: mais de quatro milhões de recém-nascidos prematuros e de baixo peso foram beneficiados por doações de leite materno nos últimos cinco anos.

O país possui a maior rede de bancos de leite humano do mundo, reconhecida internacionalmente por unir baixo custo, alta tecnologia e cuidado humanizado no sistema público de saúde.

Entre 2020 e 2025, o gesto de mais de 3 milhões de mães doadoras, atendeu outras cerca de 47 milhões de mulheres e mais de 4 milhões de litros de leite foram coletados no território nacional.

Atualmente, o Brasil conta com 239 Bancos de Leite Humano e 261 Postos de Coleta em todos os estados. E para fortalecer essa rede, o Ministério da Saúde instituiu, em 2024, a Rede Alyne, que reúne ações voltadas à redução da mortalidade materna e infantil e ao cuidado neonatal.

O incentivo à amamentação e à doação de leite humano também integra as estratégias de fortalecimento do cuidado materno-infantil no SUS. Neste mês de maio, o Ministério lançou a primeira versão digital da Caderneta Brasileira da Gestante, disponível no aplicativo Meu SUS Digital.

Para encontrar o banco de leite mais próximo, acesse: rblh.fiocruz.br.

Da Agência Rádio GOV, em Brasília, Luciano Seixas.