O Ministério de Portos e Aeroportos informou que os portos brasileiros bateram recorde histórico na movimentação de cargas nos cinco primeiros meses de 2025. Segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários, foram 532 milhões de toneladas transportadas entre janeiro e maio — 0,8% a mais do que no mesmo período do ano passado, que já havia registrado o maior volume até então.
O aumento é atribuído ao avanço da economia, ao crescimento da produção agropecuária e às ações do governo federal para fortalecer a infraestrutura portuária. Segundo dados do Ministério, o destaque vai para o Porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, que teve crescimento de 47% em relação ao ano anterior, superando os impactos das enchentes de 2024.
Outro ponto relevante é o aumento contínuo no transporte de contêineres, que já registra crescimento de 7% em relação ao mesmo período do ano passado. Até o fim do ano, estão previstos leilões importantes, como o do terminal de contêineres do Porto de Santos e do canal de acesso ao Porto de Paranaguá.
De acordo com o Ministério, desde 2023 o governo realizou 22 leilões, com retorno de R$ 12 bilhões em investimentos privados. A meta é chegar a 60 leilões até 2026, para ampliar a capacidade dos portos e gerar empregos.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.