O Brasil anunciou, nessa segunda-feira (6), a entrada oficial da Indonésia como membro pleno do BRICS. A inciativa marca a primeira expansão do grupo sob a presidência brasileira, iniciada em 1º de janeiro deste ano. A adesão do país oriental foi aprovada na Cúpula de Joanesburgo, em agosto de 2023, e oficializada após a formação do novo governo local, que aguardou a conclusão das eleições presidenciais, em 2024, para confirmar o interesse de entrada na organização internacional.
Em nota, o Ministério das Relações Exteriores brasileiro saudou a entrada de mais um parceiro no grupo das nações emergentes e destacou a Indonésia como “a maior economia do Sudeste Asiático”. O governo federal afirmou ainda que o novo membro partilha com os demais integrantes do grupo o apoio à reforma das instituições de governança mundial e contribui, positivamente, para cooperação do Sul Global.
Com a entrada do país, o BRICS conta agora com onze membros plenos: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Irã e Indonésia.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lademir Filippin