BNDES injeta R$ 1,1 bi para exportação de aviões da Embraer
BNDES vai financiar R$ 1,1 bilhão para exportar oito aeronaves da Embraer para a Azorra, gerando divisas e empregos qualificados no Brasil.
16/12/2024
|
06:47
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de 1 bilhão e 100 milhões de reais para exportar oito jatos comerciais da Embraer para a Azorra, empresa norte-americana de arrendamento de aeronaves. Os aviões devem ser entregues até dezembro 2025 e já integram a carteira de encomendas da Embraer.

A operação vai ser realizada por meio do programa BNDES Exim Pós-embarque, com pagamentos da Azorra em dólares, o que gera divisas nessa moeda para o Brasil. Além disso, segundo o banco, o financiamento contribui para a manutenção de empregos qualificados no setor aeronáutico brasileiro, reforçando a competitividade global da Embraer.

Pela primeira vez, o financiamento vai contar com a garantia do Seguro de Crédito Privado da Itasca, que cobre 100% do crédito durante o prazo da operação. Segundo Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, a parceria com a Embraer fortalece o setor tecnológico nacional e abre novos mercados internacionais.

Vale lembrar que, em 2024, o BNDES já financiou a exportação de 56 aeronaves da Embraer para diversas regiões, o que consolida a importância do apoio estratégico do banco para a competitividade da empresa frente a concorrentes globais.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lademir Filippin