BNDES e Banco do Nordeste investem R$ 8,8 milhões na restauração da Caatinga
Serão selecionados até quatro projetos de restauração ecológica; prazo para envio de propostas segue aberto até fevereiro de 2025.
27/11/2024
|
18:22
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco do Nordeste (BNB) anunciaram que vão investir R$ 8 milhões e 800 mil reais na restauração da Caatinga, bioma único no mundo. Serão selecionados até quatro projetos com área mínima de 100 hectares em unidades de conservação do bioma.

O Fundo Brasileiro pela Diversidade (FUNBIO) será o responsável pela organização da chamada pública para a seleção de projetos de restauração ecológica do “Caatinga Viva” e também pelo repasse dos recursos aos projetos selecionados. A Fundação vai acompanhar as atividades e os resultados.

O edital está aberto até 21 de fevereiro de 2025 para instituições sem fins lucrativos, constituídas há pelo menos dois anos, com experiência em conservação ou recuperação ambiental.

A Caatinga ocupa 10% do território brasileiro e é capaz de absorver dióxido de carbono (CO2) de forma mais eficiente do que florestas tropicais. Dessa forma, a Caatinga é muito importante para a diminuição do efeito estufa e para a mitigação das mudanças climáticas.

Com supervisão de Ana Gabriella Sales, da Agência Rádio Gov, em Brasília, Estefania Lima.