A Casa do Turismo será inaugurada nesta quinta-feira, 10 de outubro. A ação do Ministério do Turismo mostra o potencial de Belém, no Pará. O espaço com materiais de promoção do estado vai receber convidados, incluindo parlamentares e outras autoridades, até domingo, dia 13.
A época escolhida para divulgar Belém é quando acontece o Círio de Nazaré no estado. A tradicional festividade religiosa já começou, e atrai milhares de fiéis que celebram a devoção à Nossa Senhora de Nazaré, padroeira do estado do Pará.
O evento também é um marco cultural que movimenta a economia e reúne turistas e devotos de todo o mundo. A expectativa é que o Círio leve 2 milhões de pessoas às ruas de Belém durante os 6 dias de evento, sendo pelo menos cerca de 90 mil turistas, o que vai movimentar R$ 189 milhões na economia do estado.
Esse aumento de visitantes impulsiona a rede de serviços turísticos, como hotéis e restaurante. Segundo o Aeroporto Internacional de Belém, mais de 400 mil passageiros devem embarcar e desembarcar nos 2.900 voos previstos para o destino no período.
Realizado há mais de 200 anos, o Círio de Nazaré foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial pelo Iphan e declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Thayssa Victória.