A partir desta segunda-feira (16), os bancos brasileiros passam a oferecer o Pix Automático. A nova modalidade de pagamento promete substituir o débito automático tradicional e até os boletos bancários.
A novidade funciona da seguinte forma: o cliente autoriza uma única vez e os valores são debitados automaticamente da conta, em datas pré-definidas. A ferramenta pode ser usada para pagar contas de luz, água, telefone, mensalidades escolares, academias, serviços de streaming, entre outros.
O Banco Central estima que até 60 milhões de brasileiros que não usam cartão de crédito possam se beneficiar com a nova funcionalidade. De acordo com a instituição, o recurso também deve facilitar a vida de micro e pequenos empresários, que antes precisavam de convênios bancários complexos para oferecer débito automático.
Ainda segundo o BC, o usuário pode configurar valor, periodicidade e limite das cobranças, além de poder cancelar ou ajustar os pagamentos a qualquer momento. O Pix automático está disponível para contas de pessoas físicas como pagadoras, e empresas ou prestadores de serviço como cobradores.
O pagamento é feito direto no aplicativo do banco e o Banco Central alerta que é importante estar atento para evitar golpes. O BC determinou critérios de segurança para que só empresas com mais de seis meses de atividade possam usar a função.
Para mais informações, procure o seu banco ou acesse bcb.gov.br.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lucilly Araújo