O governo da Bahia assinou na terça-feira (23) a adesão ao Plano Juventude Negra Viva, iniciativa do governo federal lançada em 2023 para reduzir vulnerabilidades e combater a violência contra jovens negros. O termo foi firmado em Salvador junto à Secretaria-Geral da Presidência, durante a abertura da Semana Estadual da Política de Juventude.
O plano articula 11 eixos de atuação e reúne 217 ações pactuadas com 18 ministérios, em parceria com estados, municípios, universidades e movimentos sociais. A proposta é consolidar políticas públicas preventivas, de educação, saúde, segurança e oportunidades, estimulando o protagonismo juvenil.
O secretaria informou que programas como o Pé de Meia e ID Jovem ampliam as condições para que jovens tenham acesso à cidadania, afastando-os da violência. A cerimônia contou ainda com a presença de representantes da Secretaria Nacional da Juventude e da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Bahia, com intuito de reforçar o compromisso federativo de valorização e inclusão da juventude negra.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.