A aviação brasileira registrou em agosto o melhor desempenho da história para o mês. Ao todo, foram 11 milhões e 200 mil passageiros transportados, somando voos internacionais e nacionais. O número faz parte do relatório de demanda e oferta da Anac, a Agência Nacional de Aviação Civil, que acompanha o setor desde o ano 2000.
O mercado doméstico foi responsável por 8 milhões e 700 mil viajantes. É o maior movimento já registrado em agosto desde o início da série da Anac. O resultado representa 12 meses seguidos de crescimento no transporte aéreo de passageiros.
Nos voos internacionais, também houve recorde. Mais de 2 milhões e 400 mil pessoas viajaram para fora do país, crescimento de quase 13% em relação a 2024.
Por outro lado, o transporte de cargas recuou em agosto. Foram movimentadas 38 mil toneladas em voos nacionais, queda de 10,1% em comparação com agosto do ano passado. No setor internacional, a movimentação foi de 73 mil toneladas, uma retração de 3,3%. Os dados completos estão disponíveis em gov.br/anac.
Com supervisão de Ana Gabriella Sales, da Agência Rádio Gov, em Brasília, Estefania Lima.