O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional liberou o quarto lote do Auxílio Reconstrução para famílias atingidas pelas chuvas em Minas Gerais. Mais 110 famílias receberam o benefício, somando 803 mil reais neste lote de pagamentos.
Até agora, quase 1.800 famílias já tiveram acesso ao auxílio de 7 mil e 300 reais, totalizando aproximadamente 13 milhões de reais em repasses. O benefício é destinado a moradores de áreas atingidas por enchentes, enxurradas ou deslizamentos de terra, com registro de perda de bens ou danos materiais. O pagamento é feito em parcela única pela Caixa Econômica Federal, por meio de conta poupança social digital aberta automaticamente, sem desconto de dívidas.
Segundo o ministério, mais de 1.500 famílias já foram habilitadas para o próximo lote. Para receber, o responsável familiar precisa acessar o site do benefício, conferir as informações e confirmar os dados. Quem tiver dificuldade pode usar o chat de atendimento no portal gov.br com orientação específica sobre o Auxílio Reconstrução. Mesmo após a aprovação, é preciso acompanhar o processo, já que a liberação depende da análise das informações enviadas pelas prefeituras. A confirmação deve ser realizada pelo site: gov.br/mdr/pt-br/auxilio-mg.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, José Carlos Andrade