Mais 963 cadastros foram aprovados no Auxílio Reconstrução nessa quarta-feira (28).
Com isso, 368.454 famílias gaúchas estão habilitadas no benefício até o momento. Desse total, 351.292 cadastros foram enviados para pagamento na Caixa Econômica Federal.
Para terem acesso ao benefício de R$ 5,1 mil, as famílias precisam ser cadastradas pelas prefeituras e, na sequência, confirmar os dados registrados pelos municípios no site oficial do Auxílio Reconstrução. Ao todo, 13.471 famílias ainda não validaram essas informações, impedindo a liberação do valor.
O Auxílio Reconstrução é pago em parcela única para cada família afetada pelo desastre e foi criado para ajudar na recuperação de bens perdidos nas enchentes, podendo ser usado da maneira que as vítimas acharem melhor. “Não há critério para a utilização do recurso. As famílias podem comprar cama, geladeira, fogão ou o que considerarem mais importante”, explica o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.
Até o momento, 272.986 famílias estão com os requerimentos em análise porque não foram aprovados em algum dos critérios do benefício.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lademir Filippin