O aeroporto internacional Salgado Filho, no Rio Grande do Sul, vai voltar a receber voos comerciais a partir do dia 21 de outubro. O anúncio foi feito pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e pelo ministro extraordinário pela Reconstrução, Paulo Pimenta, nesta quinta-feira (8). A previsão, segundo a concessionária Fraport, é que o aeroporto possa operar em 100% da sua capacidade a partir de 16 de dezembro.
Dessa forma, a venda de bilhetes aéreos está autorizada a partir desta sexta-feira (9). Os ministros explicaram que a retomada será de forma gradual, com 128 voos diários, entre pousos e decolagens, operados das 8h às 22h. Antes do fechamento temporário, o aeroporto de Porto Alegre recebia voos de seis diferentes empresas no mercado doméstico.
O aeroporto Salgado Filho está fechado temporariamente devido às fortes chuvas e enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul no último mês de maio, e que deixaram a pista do aeroporto submersa por 23 dias.
Além da pista de pouso e decolagem, pistas de táxi e pátio de aeronaves estão incluídos no processo de reabilitação do aeroporto. A fase 1, de limpeza e avaliação de danos, já foi concluída. Na fase 2, prevista para encerrar em outubro, será feita a recuperação das áreas necessárias para a retomada da operação de pouso e decolagem afetadas.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Luciano Seixas