O Brasil registrou, em 2023, a menor taxa de homicídios em 11 anos: 21,2 mortes a cada 100 mil habitantes. Foram 45.747 homicídios no ano, uma redução de 2,3% em relação a 2022. Os dados são do Atlas da Violência 2025, divulgado pelo Ipea e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Segundo o estudo, a queda se deve a políticas de segurança com foco em prevenção, uso de inteligência, planejamento e ao envelhecimento da população, o que reduz a incidência de crimes violentos.
Os estados do Sul, além de São Paulo, Distrito Federal e Minas Gerais, apresentaram os menores indicadores de homicídios por 100 mil habitantes. Já as maiores taxas se concentram nas regiões Norte e Nordeste.
Pela primeira vez, o Atlas incluiu uma seção sobre violência no trânsito e destacou o crescimento das mortes de motociclistas nos últimos 30 anos.
O estudo também aponta que a violência ainda atinge de forma desproporcional a juventude. Para combater isso, o governo federal lançou, na sexta-feira (9), o projeto “Vidas Protegidas: enfrentando a violência letal contra crianças e adolescentes”. A ação vai durar 18 meses, com oficinas e reuniões técnicas em todos os estados.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Dilson Santa Fé