Assinaturas de 37 acordos fortalecem relação entre Brasil e China
Plano de Cooperação foi estabelecido durante a visita do presidente da República Popular da China, Xi Jinping, a Brasília, nessa quarta (20).
21/11/2024
|
12:54
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O governo Federal firmou com o governo da China um Plano de Cooperação, durante a visita do presidente da República Popular da China, Xi Jinping, a Brasília, nessa quarta (20).

Os países assinaram 37 acordos, para alicerçar a cooperação pelos próximos 50 anos em diversas áreas.

Segundo o ministro da Casa Civil, Rui Costa, os acordos colocam a “relação Brasil-China” no andar de cima.

De acordo com a pasta, o objetivo é estabelecer as sinergias entre o Novo PAC, o Plano Nova Indústria Brasil, o Plano de Transformação Ecológica, o Programa Rotas da Integração Sul-americana e a Iniciativa Cinturão e Rota.

Entre as prioridades do governo brasileiro com a China estão a diversificação da pauta exportadora; a atração de investimentos; e o melhor aproveitamento das potencialidades de cooperação bilateral em ciência, tecnologia e inovação e em áreas como saúde, cultura, turismo e meio ambiente.

Ainda segundo o governo, a visita do líder chinês a Brasília reforça o sucesso das relações diplomáticas entre os dois países, cujo fluxo comercial cresceu mais de 17 vezes desde que o presidente Lula esteve na China pela primeira vez, em 2004.

O gigante asiático continua a ser o principal destino dos produtos agrícolas brasileiros, com exportações recordes de US$ 60 bilhões em 2023.

Da Agência Rádio Gov em Brasília