O uso da Assinatura Eletrônica GOV.BR cresceu 90% nos primeiros seis meses de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024. De janeiro a junho, o serviço foi utilizado 95 milhões de vezes. No ano passado, foram 50 milhões no mesmo intervalo.
Segundo o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o serviço facilita o dia a dia da população por dispensar impressão ou deslocamentos. Pode ser acessado diretamente pelo celular e tem validade jurídica, com mesmo valor legal que um documento físico.
Classificada como assinatura avançada pela legislação brasileira, a assinatura digital é vinculada individualmente ao usuário e possui alto nível de segurança. Qualquer alteração feita no documento após a assinatura pode ser detectada.
Para utilizar, é necessário ter conta Prata ou Ouro no GOV.BR. O nível Prata pode ser obtido por reconhecimento facial com base na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou pela validação em um dos bancos credenciados. Já a conta Ouro exige reconhecimento facial pela Justiça Eleitoral, QR Code da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou Certificado Digital compatível com a ICP-Brasil.
A plataforma GOV.BR oferece acesso a mais de 4.500 serviços federais e mais de 8.700 estaduais e municipais. Entre os mais acessados estão o Meu INSS, Meu SUS Digital, Enem, Fies, Carteira de Trabalho Digital e Carteira Digital de Trânsito.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Dilson Santa Fé