O Governo do Brasil realizou mais uma operação de recepção humanitária. Na noite desta quarta-feira (24), 97 brasileiros foram repatriados dos Estados Unidos. O voo chegou ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, em Minas Gerais, por volta das dez da noite, segundo o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Na chegada, os brasileiros receberam alimentação, kits de higiene, apoio psicossocial e transporte para as cidades de origem. Entre os repatriados estavam 82 homens e 15 mulheres. A maioria era formada por adultos jovens, além de seis crianças e adolescentes.
A operação faz parte do programa “Aqui é Brasil”, lançado em agosto pelo Governo Federal. A iniciativa garante acolhimento humanizado a brasileiros deportados ou repatriados do exterior. Segundo a Organização Internacional para as Migrações, a frequência semanal dos voos tem sido um diferencial para garantir um acolhimento digno.
Desde fevereiro, já foram realizadas 23 operações, que trouxeram de volta mais de mil e 900 brasileiros em situação de vulnerabilidade. A maioria veio dos Estados Unidos.
Com supervisão de Ana Gabriella Sales, da Agência Rádio Gov, em Brasília, Estefania Lima.