Anvisa libera primeira vacina contra Chikungunya no Brasil
Imunizante de dose única será destinado a maiores de 18 anos e visa proteger quem tem maior risco de contaminação pelo vírus.
14/04/2025
|
12:45
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

A Anvisa aprovou o uso da primeira vacina contra a Chikungunya no Brasil. O imunizante será aplicado em dose única e é indicado para pessoas com mais de 18 anos que estejam expostas a maior risco de infecção.

Desenvolvida pela farmacêutica austríaca Valneva, a vacina será fabricada na Alemanha e poderá futuramente ser produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, responsável pelo registro no país. A vacina demonstrou alta produção de anticorpos em testes realizados com adultos e adolescentes no Brasil e nos Estados Unidos. Por precaução, não deve ser aplicada em grávidas ou pessoas com imunidade comprometida.

A aprovação da Anvisa incluiu exigências de monitoramento contínuo, com estudos de segurança e eficácia em longo prazo. A Chikungunya é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue. Desde 2014, o vírus circula em todos os estados brasileiros. Com a liberação da vacina, a expectativa é reduzir o impacto da doença, especialmente em regiões mais afetadas.

 Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.