A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, determinou a interdição cautelar de todos os lotes do CREME DENTAL COLGATE TOTAL CLEAN MINT, que contém na formulação a substância fluoreto de estanho, um agente de cuidado bucal.
A decisão, publicada nesta quinta-feira (27), foi tomada depois de uma avaliação de risco feita pela Anvisa. A Agência afirma que houve a ocorrência de um número significativo de efeitos indesejáveis associados ao uso do produto, entre eles, lesões bucais, sensações dolorosas, sensação de queimação/ardência, inflamação gengival, e edema labial. Todos relatados por usuários do creme dental.
Para saber se o produto está sujeito à interdição, a Anvisa orienta que o consumidor verifique no rótulo da bisnaga da pasta de dente se na composição tem a substância "fluoreto estanoso".
E o consumidor que sofreu eventos indesejados relacionados ao uso do produto, deve comunicar imediatamente a Anvisa por meio de um formulário disponível no site gov.br/anvisa.
A interdição cautelar vale por 90 dias e serve para proteger a saúde da população enquanto são realizados testes, provas, análises ou outras providências para a investigação e conclusão do caso.
A Anvisa alerta que o produto não deve ser consumido ou comercializado até que seja comprovada a sua segurança. A medida vale apenas para a fórmula da COLGATE TOTAL CLEAN MINT. As outras versões do produto não foram atingidas e podem continuar sendo comercializadas, segundo a Agência.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Ana Gabriella Sales.