Anvisa indica recolhimento de lote da água mineral Crystal sem gás
Laudo indicou a presença de uma bactéria em amostras do produto. Unidades de água foram distribuídas nos estados de SP, GO, TO e DF
03/06/2026
|
12:23
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento voluntário da Água Mineral sem Gás da Marca Crystal. A água é fabricada pela Mineração Bom Jesus Ltda, em Luziânia (GO).

O recolhimento foi indicado após a emissão de laudo do Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF), que identificou a presença da bactéria Pseudomonas aeruginosa em uma amostra do produto.

O lote contaminado, segundo a fabricante, é composto por 374,4 mil garrafas de 500 ml. As unidades foram distribuídas no Distrito Federal (230.443), em cidades vizinhas de Goiás (66.768), em Tocantins (1.439) e no interior de São Paulo (75.750). Segundo a empresa, o recolhimento do produto foi iniciado imediatamente em distribuidoras e cerca de 99,2% das unidades do lote já não estariam mais disponíveis nas prateleiras para compra pelo consumidor.

A orientação é que os consumidores verifiquem se possuem unidades do lote LZ1 VAL 200127, fabricado em 20/1/2026 e com validade até 20/01/2027. Em caso positivo, o produto não deve ser consumido.

Até o momento, segundo a Anvisa, o laudo fiscal e as evidências apresentadas indicam contaminação restrita ao lote informado.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Danielle Popov.