Anvisa determina recolhimento de 78 cosméticos irregulares em todo o país
Produtos estavam apenas notificados, mas deveriam ter registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
07/10/2025
|
10:28
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de 78 cosméticos considerados irregulares. A decisão, publicada nessa segunda-feira (6), também suspende a fabricação, a distribuição, a comercialização, a propaganda e o uso dos produtos.

Do total, 69 são da empresa Cosmoética Indústria e Comércio de Cosméticos Ltda. Segundo a Anvisa, os produtos foram apenas notificados na agência, quando o correto seria o registro, exigido para cosméticos de maior risco. Entre os itens suspensos estão progressivas, selagens e máscaras capilares.

Outro produto com venda suspensa é o Truss Máscara Capilar Selante Blond, fabricado pela Vegan do Brasil Indústria de Cosméticos Ltda., que também foi apenas notificado, sem o devido registro.

A fiscalização alcançou ainda a +Briefing Agência de Publicidade e Representações Ltda., responsável pelos cosméticos Ozonteck. Apesar de registrados, os produtos alegavam atividade farmacológica, o que não é permitido para cosméticos. Entre eles estão sabonetes líquidos, géis corporais e cremes dentais ozonizados.

A Anvisa alerta que produtos sem registro ou regularização não garantem qualidade, segurança nem eficácia, podendo causar riscos à saúde. A população pode denunciar produtos irregulares à Ouvidoria da Anvisa ou pela Central de Atendimento, no número 0800 642 9782.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Dilson Santa Fé